ANALISANDO CLINICAMENTE...
- Humberto Medeiros - Farmacêutico-Bioquímico
- 19 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
Muitas pessoas, que não são da área da saúde, ás vezes não entendem alguns termos técnicos que são comuns na área laboratorial. Então, vamos tentar, aos poucos, mostrar e esclarecer um pouco do mundo laboratorial para que todos possam compreender um pouquinho “desse mundinho fechado, incrível”, que para nós é tão simples.

Para começar, o termo “ANÁLISES CLÍNICAS” se refere às ANÁLISES ou exames, ou ainda testes, solicitados por um médico, para serem realizados em amostras provenientes de um indivíduo que se encontra com alguma enfermidade, que por sua vez apresenta um quadro CLÍNICO específico, e o solicitante precisa confirmar o diagnóstico daquela patologia.

Os profissionais regulamentados por lei para atuar como ANALISTAS CLÍNICOS são o Farmacêutico-Bioquímico, o Biomédico e o Médico Patologista. Ainda, também atuam Biológos com especialização em alguma das áreas laboratoriais. No Laboratório ainda tem Técnicos e Auxiliares de Laboratório, e profissionais da área de informática, assistentes administrativos, serviços gerais, etc.

As amostras que serão ANALISADAS podem ser sangue, urina, fezes, Líquido Céfalo-Raquidiano (LCR) e outros líquidos, escarro, células descamativas provenientes da mucosa que reveste a cavidade bucal, o colo do útero e parede vaginal, além de outros.
Em breve continuaremos com esta série para desvendar um pouco do ambiente do laboratório para aqueles que não conhecem do assunto. Fiquem à vontade para tirar dúvidas, fazer comentários, etc. E se gostaram e quiserem compartilhar em suas redes sociais, também fiquem à vontade.
Comments